Notícias

Produtos

Sobre

As estratégias de marketing digital para e-commerce, quando bem aplicadas, ajudam a gerar bons resultados e a impulsionar o seu negócio.

Em um mundo em que a internet desempenha um papel cada vez mais importante na vida dos consumidores, não basta apenas estar presente no ambiente digital! É necessário também, entender quais são as melhores ações e técnicas para se diferenciar dos concorrentes e identificar novos mercados.

Pensando nisso, vamos explorar as principais estratégias de marketing digital para e-commerce que podem ser utilizadas para impulsionar o crescimento e maximizar seus resultados:

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, como o nome já diz, é uma estratégia focada no desenvolvimento e distribuição de conteúdo relevante, como artigos, eBooks, posts para redes sociais, entre outros.

Ou seja, ele consiste na criação de conteúdo de valor para atrair, fidelizar e educar a audiência, aumentando a autoridade e o alcance da marca.

Quando se fala de estratégias de marketing digital para e-commerce, não há como deixar o desenvolvimento de conteúdo de lado, já que ele pode ser usado para impulsionar o tráfego para o site e aumentar a confiança do consumidor em relação à empresa.

2. Mídia paga

A mídia paga envolve a alocação de recursos financeiros para impulsionar o sucesso de um e-commerce em diferentes canais, como mecanismos de busca, redes sociais e outras plataformas relevantes para o público-alvo.

Há alguns motivos pelos quais a mídia paga é vista como uma das mais eficientes estratégias de marketing digital para e-commerce:

• Alcance direcionado: com a mídia paga, você consegue direcionar as campanhas para um público que realmente tem interesse no que a sua marca tem para oferecer.

• Resultados mensuráveis: uma das vantagens dessa estratégia é que você pode analisar os resultados das suas campanhas através de relatórios e ferramentas de análise.

• Visibilidade e tráfego: as mídias pagas ajudam a aumentar a visibilidade da empresa e a direcionar tráfego qualificado para os principais canais de comunicação.

estratégias de marketing digital para e-commerce

3. Marketing de influência

O marketing de influência diz respeito a uma das estratégias de marketing digital para e-commerce que envolve o uso de influenciadores digitais para promover produtos, serviços, marcas e lançamentos.

Os influenciadores são profissionais que possuem influência no ambiente digital e, por isso, tem uma audiência qualificada e fiel, que presta atenção nas dicas e recomendações deles.

De acordo com uma pesquisa do IAB Brasil, 92% dos brasileiros afirmaram aplicar regularmente dicas e conselhos de influenciadores e creators em suas decisões de compra.

Mas para essa prática dar certo, é importante fazer parcerias com profissionais que possuem valores alinhados com os da sua marca.

Além disso, a originalidade e a criatividade são essenciais para o sucesso de uma estratégia de marketing de influência.

Para saber se os resultados estão sendo eficazes, você pode analisar métricas como alcance, engajamento, vendas geradas e outras que são relevantes para o objetivo desejado.

4. SEO (Search Engine Optimization)

SEO é um conjunto de estratégias que você pode aplicar para fazer o seu site, blog ou página da web se destacarem nos resultados de busca orgânicos. Em outras palavras, é uma forma de otimizar o seu conteúdo para que os mecanismos de busca o encontrem mais facilmente.

A cada segundo, muitas pesquisas são feitas nos mecanismos de busca, como o Google. Mas quais são as que mais chamam a atenção do consumidor?

É importante lembrar que a maioria dos usuários não passa da primeira página de busca. Ou seja, se o site do seu e-commerce não aparece em uma boa posição, é provável que o consumidor não o encontre.

E é nesse momento que o SEO se torna uma das principais estratégias de marketing digital para e-commerce.

Através da otimização do conteúdo com técnicas de SEO, você aumenta as chances de aparecer na primeira página do Google.

5. Programa de afiliados

O programa de afiliados é uma das estratégias de marketing digital para e-commerce que estabelece parcerias com afiliados para divulgar produtos e serviços.

Os afiliados são indivíduos ou empresas que se cadastram no programa e recebem comissões por cada venda ou ação específica.

Funciona basicamente da seguinte forma: o seu e-commerce irá fornecer um link exclusivo ao afiliado, utilizado para monitorar e atribuir as vendas ou ações aos afiliados responsáveis por elas.

Os produtos e serviços do e-commerce serão promovidos através de diferentes canais, como redes sociais, blogs, e-mails e outros meios de comunicação.

O programa de afiliados é uma das melhores estratégias de e-commerce, porque ajuda a ampliar o alcance do negócio e a aumentar o tráfego qualificado.

Além disso, os afiliados, na maioria das vezes, são especialistas em seu nicho de mercado. Isso faz com que eles possam alcançar uma audiência qualificada.

estratégias de marketing digital para e-commerce

6. Personalização e segmentação

Não é novidade para ninguém que o consumidor está cada vez mais exigente. Mas afinal, como aplicar estratégias de marketing digital para e-commerce que realmente possam atrair e fidelizar clientes?

Uma das melhores formas de fazer isso é através da personalização e segmentação, que envolvem o direcionamento de mensagens e ofertas específicas para diferentes grupos de consumidores com base em seus interesses, comportamentos e características demográficas.

Ao personalizar as mensagens, você consegue atender às necessidades e interesses individuais dos consumidores, o que aumenta o engajamento e as chances de conversão.

Com a personalização e segmentação de conteúdo e atendimento, e as outras estratégias de marketing digital para e-commerce, torna-se mais fácil realizar seus objetivos de marketing e vendas.

7. Remarketing

O remarketing visa alcançar novamente os usuários que já visitaram o seu site, mas por algum motivo, não concluíram uma determinada ação, como por exemplo, fazer uma compra.

Das estratégias de marketing digital para e-commerce, o remarketing é aquela que tem como função direcionar anúncios personalizados para esses usuários em outros sites ou plataformas online, com o intuito de motivá-los a retornar ao seu site e finalizar a ação desejada.

Use o remarketing para transformar visitantes em clientes!

Nós esperamos que você tenha gostado de conhecer as melhores estratégias de marketing digital para e-commerce em 2023.

Se você quer potencializar os resultados do seu negócio e aumentar as vendas, entre em contato com a equipe de atendimento da Goodds. Nós somos especialistas em loja virtual, dropshipping e e-commerce. Estamos prontos para impulsionar o sucesso do seu negócio online!